quinta-feira, 31 de maio de 2012

Tragédia anunciada

Ronaldinho está fora do Flamengo. O que isso significa?

É preciso muita calma para analisar todo este caso. Então, vamos lá.

A contratação começou errada. O irmão-empresário-mercenário de Ronaldinho, Assis, fez um leilão entre Flamengo, Grêmio e Palmeiras. Um se esforçando para ser mais patético que o outro. O Flamengo venceu a disputa e levou o jogador. Com salário milionário de 1,2 milhão divididos entre o clube e a parceira na negociação, Traffic, que arcava com a maior parte (1 milhão). O camisa 10 chegou, subiu ao palco e declarou: "Flamengo é Flamengo". Alguns, tolos, acreditaram nas palavras de quem um dia havia dito ser gremista de coração. Ronaldinho passou o Grêmio para trás e, depois, o PSG.

Nos meses que se seguiram, uma eliminação no Copa do Brasil, um título Carioca invicto, algumas boas partidas no Brasileirão e...polêmicas com Luxemburgo. Com notícias e mais notícias dando conta do impecável desempenho do "craque" nas noites cariocas, a torcida chegou a criar o "Disque-Dentuço", um serviço que pretendia informar onde ele estava para que a torcida fosse atrás.

Na virada do ano, com erros aqui e ali no contrato com a Traffic, eu falei que seria o melhor momento para sair dessa furada e mandar ele embora. Era simples. "Não tenho esse dinheiro para te pagar. Você está livre e pode procurar outro clube". Um abraço. Sem dor, sem choro, sem problema nenhum para ambas as partes, que sairiam por cima. Melhor assumir que não tem dinheiro do que ficar arrotando caviar enquanto come carne de segunda.

Mas não. "Flamengo é Flamengo". Patrícia Amorim bateu no peito e falou que pagava quando todo mundo sabia que não pagaria (leia post do blog sobre o assunto aqui). A esperança era usar a imagem do menino tímido, sem personalidade, incapaz de falar por si mesmo, para angariar um patrocínio e utilizar esse dinheiro, de forma errada, para pagar o jogador. O problema é que Ronaldinho só traz ônus. A imagem dele não é atrativa para investidores. Avesso às entrevistas, pouco futebol dentro de campo, festeiro nato, quem vai associar o seu produto a ele? Ninguém. Adriano e Ronaldo, mesmo com mil problemas, são completamente diferentes de RG 10.

Depois de bater de frente com o jogador, Luxa caiu. O recado do Dentuço era claro. "Quem manda aqui sou eu". O problema é que muita gente acreditou, principalmente a presidente, que se tornou refém do jogador. Joel chegou e o panorama foi o mesmo. Ausências em treinos por motivos variados, pouco futebol em campo, gols de pênaltis e noitadas. O que fez essa situação estourar? Três fatores fundamentais.

A chegada de Zinho, que soube peitar as atitudes do jogador de forma correta e limpa. A malandragem de Joel para expôr e cobrar o camisa 10 pela imprensa, sempre tomando o cuidado de elogiá-lo. E, por incrível que pareça, a postura da torcida, que mudou de um tempo para cá e começou a pegar no pé do jogador. Há informações de que Ronaldinho estava temendo pela própria integridade física. Balela de alguém que escolheu um clube para passar férias até se tornar um problema para ele.

Agora, a dupla dinâmica entra com uma ação judicial no valor de R$ 40 milhões (com todo direito, diga-se) e pede a rescisão do contrato. Pobre de quem acreditou em um ex-jogador em atividade. Que seja esse valor ou não, Ronaldinho vai mamar nas tetas do Flamengo por muitos anos, podem apostar. O clube ainda vai pagar essa dívida durante muito tempo, e vai pagar por ser comandado, mais uma vez, por dirigentes amadores e despreparados. A instituição virou uma terra sem lei. Todos fazem o que querem, a hora que querem. É o império da bagunça. Ao torcedor, resta lamentar. Sim, lamentar. Todos queriam a saída do jogador e ela aconteceu. Mas da forma como o caso foi conduzido desde o começo, quem sai por baixo é o Flamengo, que tem sua imagem arranhada de novo e vai pagar uma nova dívida milionária. Contratou uma furada, não pagou e agora é chacota na praça.

Parabéns, Patrícia. Você contratou o pior custo-benefício da história do Flamengo.

A frase do camisa 10 serve bem a calhar.

Flamengo é Flamengo.

A vergonha nacional.

4 comentários:

  1. VASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKJA SABE QUEM E NE

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, não podia acabar bem o que já começou mal...rs
    Com o salário dele vc paga meia duzoa de argentinos e uruguaios que vao fazer o triplo que ele fez...rsrs
    O blog tá bom mlk, e mandou bem conseguindo segurar o lado torcedor, eu nao conseguiria de forma alguma..rs

    ResponderExcluir
  3. Belo texto. Foi tarde, por mim ele já caía com o Luxa. Fica cada vez mais evidente o amadorismo dos dirigentes e conselhos do Flamengo. Que já tentaram manchar até a imagem do senhor nosso Deus Zico por tentar conhecer e organizar a bagunça. Precisamos "vender" o Flamengo pra acabar com esses merdas.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, nenhum palavrão!! Tô orgulhoso...hahaha

    Coloca uma corzinha no link do "aqui"

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...