Foto: Agência Reuters |
Parece que a tão falada e cobrada renovação da Seleção Brasileira começa a funcionar na era Mano Menezes. Deu gosto de ver o jogo contra os EUA (4 a 1). Seleção leve, tocando a bola, jogando com calma, três atacantes, marcação pressão. Muito do que se vê no futebol moderno.
Pensando nos Jogos Olímpicos, o técnico entrou em campo com um time jovem. Rafael, Danilo, Juan, Sandro, Rômulo, Oscar, Neymar e Damião. Todos com idade para ir aos jogos de Londres. Além deles, Thiago Silva, Marcelo e Hulk completaram o time que jogou como há muito não se via. Claro que precisamos ver essa garotada contra equipes mais gabaritadas, mas a impressão que fica é boa. Ao que tudo indica, a Seleção Olímpica estará muito forte, podendo render frutos à principal.
Vamos por partes.
Rafael deve ser o goleiro da Olimpíada. Mas está longe de ser da equipe principal. É comum. Eu gostaria de ver o Diego Alves, goleiro do Valência, sendo testado. Hoje, Jefferson é titular.
As laterais têm donos. Daniel Alves na direita, Marcelo na esquerda. Danilo destoou do resto do time contra os EUA. Marcelo, pelo contrário, foi o melhor em campo ao lado de Oscar. Marcou e atacou com muita eficiência. As temporadas no Real Madri sendo treinado por Mourinho parecem estar elevando o nível do lateral revelado pelo Fluminense.
Thiago Silva reina absoluto na zaga. David Luiz é ótimo, mas Dedé é melhor. Ambos não foram convocados e o jovem Juan fez boa partida, apesar de algumas falhas, que são compreensíveis, visto que ele fez apenas uma partida na última temporada pela Inter de Milão. Os três primeiros são nomes certos na Copa de 2014. A quarta vaga está aberta.
Na contenção, Sandro e Rômulo me agradam muito. Marcam e jogam, assim como Casemiro, reserva imediato. Lucas, do Liverpool, pode completar esse quarteto de volantes sem problemas. Ainda temos Ramires, que fez ótima temporada no Chelsea.
Na frente sobra qualidade. Ganso, Oscar, Giuliano, Lucas, todos ótimos jogadores. Ganso precisa se livrar das lesões. Oscar começa a pegar gosto pela camisa 10 da Seleção. O que fez contra os EUA foi sacanagem. Criou, errou apenas um passe o jogo todo, deu opções, roubou bolas, fez o diabo. Os outros dois precisam amadurecer. Kaká pode voltar, mas precisa fazer temporadas regulares até lá. Ronaldinho? Por favor, né...
O ataque é forte e pode se tornar ainda mais. Neymar dispensa comentários. Hulk parece realmente ser um bom valor, mas precisa provar isso com o tempo. Damião está fora de tom na Seleção. Se não jogar, vai ser mais um daqueles famosos casos de ser "jogador de clube". Para completar esse ataque temos opções interessantes, que podem variar até a Copa. Fred, Love, Jonas e Pato podem ser as opções do momento. Os dois primeiros eu gostaria de ver sendo convocados novamente.
Lembrando que, até lá, outros talentos podem aparecer.
Por ora, o Brasil começa a deixar de lado os antigos jogadores e investir na molecada. De forma correta, com calma. Mano Menezes começa a acertar a mão e os jogadores a corresponder. Perto do que tínhamos há pouco tempo, já é um grande avanço.
A renovação está começando a dar certo, só não vê quem não quer.
O primeiro passo foi dado.
Basta seguir em frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário