domingo, 13 de maio de 2012

Confirmação e merecimento

Foto: Cléber Mendes / Lancenet
Nem sempre o futebol é justo. Todos sabemos disso e já vimos diversas situações que confirmam a tese. Mas, no Campeonato Carioca de 2012, ele foi. Se alguém merecia o título de campeão, esse alguém era o Tricolor das Laranjeiras.

Poupando titulares aqui e ali por conta da Libertadores, o Flu fez uma Taça Guanabara muquirana, ruim mesmo. Se classificou somente na última rodada e passou de fase meio desacreditado. Na semifinal, não fez um primor de partida e eliminou o Botafogo nos penaltis. Na final, massacrou o Vasco e ficou com o título do primeiro turno, que automaticamente já lhe dava direito à final.

Na Taça Rio, ainda dividindo atenção com a Libertadores, mais jogos com times mistos. Com futebol pouco convincente, nem foi à fase final.

O Botafogo venceu a Taça Rio e se credenciou para pegar o Fluminense na final geral. Quando todos esperavam um jogo equilibrado, o que se viu foi um massacre da equipe de Abel Braga. O placar de 4 a 1 no primeiro jogo praticamente selou o título tricolor. Com as mãos na taça, só faltava confirmar a conquista hoje, o que aconteceu com a vitória por 1 a 0, com direito a olé no finzinho do jogo.

Mas se fez uma Taça Guanabara claudicante e uma Taça Rio onde não conseguiu nem a classificação, por que o Fluminense merecia mais que os rivais? Porque jogou mais que todos quando foi preciso. Na TG, pegou um Vasco 100% e levemente favorito. Deu aula de futebol e colocou o time de São Januário no bolso. Na final, pegou o invicto Botafogo e... outra aula de futebol. Deco mostrou por que é o maestro tricolor, enquanto Fred mostrou por que é o artista ao assinar uma verdadeira obra de arte com o pé direito. Além disso, Abel parece ter acertado o time taticamente.

Com o título, o Fluminense ganha mais fôlego para a continuidade da Libertadores, onde terá parada duríssima contra o Boca. Mas isso fica para quinta-feira.

Depois de seis anos, o Flu volta a ser campeão carioca e consegue seu 31° título.


Agora, é hora de comemorar, de gritar "é campeão".

Parabéns, Fluminense.

Você mereceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...