Vasco e Botafogo entraram em campo nesta quarta-feira. Um pela Copa do
Brasil, outro pela Libertadores. Qual a relação entre eles?
O erro dos dois times foi o mesmo. Enfrentaram equipes inferiores, começaram melhor o jogo, abriram o placar e recuaram em demasia. Levaram a virada e... para por aí. Enquanto o Botafogo foi eliminado, o Vasco passou nos penaltis.
A semelhança entre as equipes fica restrita aos jogos de hoje.
O Vasco tem um time pronto. Sabe jogar, coloca a bola no chão, tem jogadores de meio que chamam a responsabilidade e atacantes que incomodam. É um time chato e eficiente, tanto que fez gol em TODOS os jogos de 2012. O ponto fraco fica atrás. Prass não é tão ruim como os vascaínos dizem, mas não é tão bom quanto todos gostariam. A defesa precisa de Dedé como pulmão precisa de ar. Sem ele, é comum. No banco tem Cristóvão, um técnico questionado pela torcida, mas querido pelo clube e pelos jogadores. Que acerta aqui e erra ali, normal.
Contra os argentinos, todos esses elementos ficaram expostos no jogo. O erro foi recuar demais no segundo tempo. Chamar o Lanús para o seu campo foi um grade equívoco. Nos penaltis, a qualidade dos jogadores do Vasco ficou visível. Cobranças seguras, firmes, sem chances para o goleiro. Mas ficou mais claro do que nunca que a equipe não pode contar com Prass nesses momentos. No fim, alívio e classificação. Agora, vem o Corinthians. Duelo brasileiro sempre é melhor. O time paulista pode ser mais difícil, mas jogar vai ser mais fácil.
Se Prass não pega penaltis, Jefferson o faz, e muito bem. Mas isso não resolve, pois o time de General Severiano não está pronto. O meio de campo é sempre um enorme latifúndio. Contra o Vitória, o Botafogo começou melhor, trabalhando a bola, invertendo jogadas e criando algumas chances até abrir o placar em um lance inusitado de Elkesson. Depois, recuou e pagou por isso. Escanteio, Jefferson sai mal e quem faz a defesa (belíssima) é Lucas, aquele mesmo, expulso contra o Fluminense.
A regra é clara e o lateral é expulso de novo. Aqui não dá para condenar o jovem alvinegro. Se o Botafogo segura o resultado, ele é herói. Não segurou, mas ele não precisa ser vilão. Reação instintiva que, provavelmente, dez em cada dez jogadores teriam. Jefferson aparece e salva a casa. Aí entra outro personagem que também errou contra o Fluminense: Oswaldo de Oliveira. Dessa vez, fez certo e colocou um lateral. Mas vacilou ao deixar Maicossuel no jogo. O meia não atacava e nem marcava. Buraco no meio de campo com um a menos costuma ser fatal. E foi.
O Vitória apertou, apertou, perdeu gols, depois perdeu mais gols. Aí empatou e virou. Após levar uma chinelada de 4 a 1 na final, o psicológico estava lá embaixo. Soma-se a isso uma torcida extremamente impaciente e temos uma receita explosiva. Chutões e mais chutões, passes errados e fim de papo. Copa do Brasil foi para o espaço.
Ao Vasco, resta esperar e se preparar para os confrontos contra o Corinthians.
Ao Botafogo, resta a reconstrução.
E, se quiser alguém para mirar e copiar, basta dar uma olhadinha em São Januário.
O Vasco é um bom exemplo a ser seguido.
Libertadores vai virar Brasileirão...Velez e Boca podem criar dificuldades, mas acredito em 3 semifinalistas brasileiros...Santos favorito absoluto...eu vou torcer pelo improvável. Pelo menos pelo Vasco dá pra passar...
ResponderExcluirDeixando de lado os palpites, parabéns pelo blog Leandro...mais um bom espaço pra discutir futebol...
abraço
Foi feio o jogo do Botafogo ontem. Até Palmeiras x Paraná ou a lavada do vôlei feminino pra cima das uruguaias foram melhores.
ResponderExcluirMas jogo legal mesmo de assistir foi Atlético Madrid x Athletic Bilbao. Falcão Garcia é um monstro!!
Você foi perfeito no que escreveu. De jornalista pra jornalista, vc está no caminho certo! Parabéns e continue assim. Abraços.
ResponderExcluirCaro Bimbo.
ResponderExcluirParabéns por sua análise lúcida e isenta.Tão isenta que magoa aqui o pobre coração rubronegro.Mas... pedir aos botafoguenses para mirarem-se no Vasco, venhamos e convenhamos, é no minimo pegadinha pra vice.
Fernando Prass não é tão ruim ? Esse fdp falha todo jogo decisivo... rs
ResponderExcluir