quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

FMH Entrevista - Rica Perrone - Parte 2


Na continuação da entrevista, Rica fala sobre a simpatia pelo Flamengo, idolatria por Zico, Messi, Lucas, Neymar e muito, muito mais.

Confira abaixo os principais trechos:

Simpatia pelo Flamengo

"A culpa é do Zico. O Zico é meu ídolo. Eu sou
da geração das Copas de 86 e 82 e o 10 era o Zico. A molecada hoje não tem noção do que a Seleção representava. Em 82, 86 nós adorávamos a Seleção, a gente discutia a semana inteira e o Zico era o cara, era o salvador da pátria. Ai veio o lado do pai que eu tenho. Perguntei para ele por que o Zico jogava tanto e não jogava no São Paulo. Meu pai podia dizer qualquer coisa, mas me explicou sem ódio nenhum e eu olhei aquilo com simpatia. Então eu sempre quis ver jogo do Flamengo na TV porque queria ver meu ídolo jogar. A torcida do Flamengo é do cacete, sempre me encantei com a combinação Maracanã e torcida do Fla, sempre quis conhecer. Foi o time que me fez olhar futebol fora do meu time. E a torcida do Flamengo, queira ou não, me fez aqui no Rio. Eu era um jornalista de São Paulo, odiado pelos paulistas porque sempre falei bem dos times do Rio, mesmo sem ter público aqui. Até que o Flamengo teve aquela arrancada em 2007 e alguns flamenguistas começaram a ler e colocar no orkut. Ai comecei a ter publico aqui".

Futebol europeu

"Não tenho nada contra o futebol europeu, eu assisto, desde que sejam dois times grandes. Chelsea x Manchester é um jogo legal. Agora, não precisa terminar o jogo comemorando ou chorando pelo time, quem faz isso é idiota. Os caras não se importam, o site deles não é traduzido para o português e neguinho fica igual uma gazela gritando. Você pode gostar, mas não exagera. Eu torço para o Real Madrid, gosto do Real, mas não muda nada para mim se ele perde ou ganha. Ele não mexe com minha paixão, mexe com o meu lado de quem gosta de futebol. Não gosto daquela história de "aqui é assim, mas se fosse na Europa...". Lá também tem problema, xingam jogador de macaco, tem briga, invadem o campo, mas aí é perfeito. Aqui o cara joga um copinho de plástico e no dia seguinte tem uma coluna inteira no jornal falando disso. Isso me incomoda, essa mania que temos de ser colônia. Tem coisa na Europa que é melhor, mas tem coisa aqui que é melhor que o deles. O americano não faz isso com o esporte dele, o europeu também não, só a gente. Os caras lá fora cagam para a gente. E eu não dou moral para quem não me dá moral, é simples".

Messi

"O Messi é um puta jogador. Para mim, não é melhor que o Zico, nem chega perto, até porque ele tem só 25 anos, não seria justo. Se um dia for, de fato não vou assumir, isso não é piada. O Ronaldinho jogou mais bola, o momento dele no Barcelona era igual, por isso acho que é precipitado. Em algum momento o Messi vai cair e ai, como ele vai administrar esse momento, ninguém sabe. O Ronaldinho caiu, afundou. O Adriano caiu, afundou. O Messi pode estourar um joelho, tomara que não aconteça, mas pode, pode separar da mulher, jogador é influenciado pela vida pessoal. Nessas horas a gente vai saber se ele vai arrebentar ou vai afundar. Pode acontecer com o Neymar também, ninguém sabe. Quando o Ronaldinho jogava no Barcelona a gente jurava que estava diante do novo Pelé, e não estava. Agora é a mesma coisa".

Rivalidade com Argentina

"Eu não posso ser torcedor contra o Fluminense, contra o Vasco. O que me resta? O Brasil. E aí eu fomento para caralho, porque eu posso debochar, extravasar. Com a Seleção me sinto totalmente no direito de não gostar do argentino, e tentar colocar como uma coisa racional, ponderada, é uma burrice do caralho. Quero pegar a Itália, Argentina, eles são meus inimigos dentro do campo, fora do campo não tenho nada contra ninguém. Agora, o que pode ser melhor do que torcer contra a Argentina? Eles não ganham nada, os jornalistas que eu mais odeio gostam da Argentina, então é um prato cheio. Na medida que a Copa for chegando, as pessoas que dizem que não estão nem ai para a Seleção vão mudar de ideia. Hoje o torcedor não sente aquela relação apaixonada porque você não tem com quem discutir. Na Copa nós vamos ter, a gente vai ver o adversário e essa relação vai mudar".

Saída do Lucas

"100 milhões, cara. Não tem o que fazer, não dá para discutir. O que eu vou falar para o moleque? Não vai? Impossível. Vai jogar numa liga mais fraca, mas é um time grande, com jogadores muito famosos, um time que vai estar em evidência, está jogando a Champions League, o que vou falar? Vamos dizer que ele não faça nenhuma loucura, ele passa 4 anos jogando no PSG e fica livre para fazer o que quiser. Como vou imaginar que o clube vai recusar 100 milhões e ele vai recusar a parte que cabe a ele? Não tem como discutir".

Neymar melhor do mundo

"Para a FIFA ele tem que sair, para mim, não, de jeito nenhum. No Brasil se joga mais jogos difíceis por ano que nos campeonatos europeus. Claro que o time grande europeu está acima do time grande brasileiro, não discuto isso. Mas ao final do ano, você fez 30 jogos contra times grandes, e o cara lá fez 9, 12. Nós somos muito mais competitivos. Acho que o Neymar poderia ser o cara a quebrar o tabu, ser o melhor do mundo jogando no Brasil, porque esse menino é uma coisa que eu nunca vi. Tenho 34 anos e nunca vi, na minha vida, nada parecido. Ele é um ET. Romário e Ronaldo são monstros mas, com 20 anos, não faziam o que esse moleque faz. Ele dribla para os dois lados, chuta, cabeceia, se posiciona, é um marqueteiro do caralho, uma presença, um carisma desgraçado, resolve jogo sozinho. É um puta jogador, mas não adianta jogar tudo nas costas dele. Fui ver o Neymar algumas vezes em estádio e percebi o senso de colocação, o quanto ele procura o jogo. Nós estamos diante de um negócio que não sei o tamanho, mas é bom".

Ídolos brasileiros

"Ninguém supera o Pelé, porque ele foi o primeiro e ninguém tira isso. Sabe quando um piloto vai superar o Senna? Nunca, porque ele morreu na pista. Sabe quando um jogador do Flamengo vai ser melhor que o Zico? Nunca, porque ele foi o primeiro a ganhar tudo pelo Flamengo. Tem coisas que não têm dimensão, que são definitivas. Não é um numero que vai mudar. O Brasil não tem um ídolo de todo mundo. Em outros esportes não têm. No futebol tem ídolos de clubes, como o Rogério Ceni. Mas, no geral, acho que é isso mesmo, não tem. O Ronaldo parou e ficou só o Neymar de extraterrestre. O Ronaldinho joga para cacete mas é um mongol falando, ele não consegue desenvolver, não tem carisma. Isso é dele, não tem o dom da comunicação, então não vai se tornar um ídolo. Poderia, mas não vai".

Relação ídolos x torcedor brasileiro

"O brasileiro debocha demais dos ídolos. Em qualquer lugar do mundo o Zagallo seria Deus, aqui ele é piada. Brasileiro tem dificuldade de lidar com o sucesso alheio. Todo ator famoso é viado, toda atriz é puta. Jornalista tem uma dificuldade maior ainda. O jornalista é o cara que não conseguiu jogar bola.  Eu sou um frustrado, porque todo jornalista esportivo, em algum momento da vida, quis ser jogador e não conseguiu. Aquela dose de tentar diminuir o cara para colocar ele no seu patamar, é um mal do caralho. Se o jogador arrebenta, bate palma, não veja o porém. O Zagallo é um Deus do futebol. Você não gosta? Foda-se. Esse cara é tetracampeão do mundo pela Seleção, tem que bater palma de joelho para ele, é um ícone nacional. O Ronaldo é um fora de série e hoje neguinho lembra de travesti, não da recuperação, da Copa de 2002, do que ele representou economicamente para o futebol brasileiro com a vinda para o Corinthians. O Zico foi um monstro e as pessoas falam em pênalti perdido Foda-se o pênalti, tem que olhar o que o cara representou e representa para o futebol. Prefiro 10 Zicos perdendo pênalti, mas com a personalidade de entrar machucado e pedir para bater, do que 10 covardes. O que acontece no Brasil é uma inversão de valores".

2 comentários:

  1. Na boa! O Ronaldo fazia no cruzeiro, o que o Neymar faz no santos. Estilo diferente, mas o Ronaldo decidia e entrava com bola e tudo! Neymar tem que aprender a ser decisivo! Pode ter uma aula com o Ronaldo! Ainda não consigo ter confiança no Neymar. Lembra da olimpíada? Romario e Ronaldo foram os últimos gênios do ataque! Neymar precisa se definir! E nao compare o Ronaldinho com o Messi! Ronaldo era plástico! Fez chover! Mas 90 gols no ano, nunca fez! Objetivo com Messi, nunca foi! Messi é muito mais jogador! Pensa no coletivo e mesmo assim consegue ser estrela!

    ResponderExcluir
  2. Felipe concordo em parte com o que disse. Mas Ronaldo também não ganhou as Olimpiadas em 96 e com a mesma idade do Neymar. Foi campeão do mundo em 94 mas sequer entrou em campo, em 98 teve problemas para a final e gerou desconfiança. Só foi estrelar mesmo pela Seleção em 2002 que ganhou a copa. Neymar ainda é novo e esta caminhando para o seu primeiro mundial, e com 20 anos Neymar já fez mais que messi com a mesma idade. Messe é o melhor do mundo indiscutivelmente, mas temos que esperar o tempo para julgar o Neymar se vai ser o cara só o tempo dirá.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...