segunda-feira, 23 de julho de 2012

Uma obra complicada


Você compra uma mansão e passa a ser o responsável por ela. Uma daquelas bem grandes, ostensivas, porém mal cuidada, carcomida. Tem vontade de reformá-la, ajeitá-la, mas falta aquele tino de arquiteto, engenheiro, decorador e tudo mais. 

O que fazer? Simples. Contratar todos os profissionais que sejam capazes de realizar esse trabalho de forma  eficaz, rápida e, acima de tudo, sem amadorismo. O problema é quando você chama essas pessoas, mas elas não são tão capacitadas assim. Você escolheu os seus amigos, a sua patotinha para te ajudar nessa difícil empreitada. Na base do coleguismo fica complicado, não acha?

Depois, pelo menos, você contrata um engenheiro, o responsável principal pela reforma da sua mansão. Ele chega, começa a comandar o mestre de obras e os operários com simplicidade, sinceridade, controlando os gastos. Este último, por sinal, é um grande problema. Você adquiriu a mansão, mas falta aquele suporte financeiro para levar o projeto adiante. Assim, você contrata peões medianos, um mestre de obras ultrapassado, um decorador meia-bomba, tudo dentro da mediocridade, até a matéria-prima.

Aí, esse engenheiro, por mais que tenha boa vontade e se esforce, não consegue fazer milagre, ainda mais estando só(Zinho) no meio de tanta bagunça. E o mestre de obras, além de ultrapassado, conta com peões pouco qualificados para realizar as tarefas que são designadas a cada um.

Aí é mais fácil demitir quem? Os responsáveis superiores que fazem parte da sua patotinha? Os diversos peões? Ou o mestre de obras? O mestre de obras, claro, mesmo que ele seja o menor dos problemas. E contrata logo outro. Que pode fazer alguma coisa, gerar uma mudança, mas estará submetido a mesma bagunça que o funcionário anterior.

Ao invés de você supervisionar, você tira uma licencinha, dá um pulinho em Londres, e deixa todo mundo largado aos questionamentos. Enquanto isso, a sua casinha menor, sua casa da Barbie, bem localizada, está lá, bonitinha, arrumada, cuidada, exposta aos olhos de quem passa.

Afinal, brincar de casinha é facil

Quero ver ajeitar a mansão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...