domingo, 15 de abril de 2012

Gênio x Gênio

Você vai jogar uma pelada com os seus amigos e ganha o par ou ímpar. Na hora da escolha, tem duas opções: Messi ou Cristiano Ronaldo. Quem você escolheria?

A comparação entre os dois maiores jogadores da atualidade virou constante e inevitável. Ambos jogam nos dois melhores times do mundo (Barcelona e Real Madrid), participam das mesmas competições e são os líderes de suas equipes.

Messi é driblador sem deixar de ser objetivo. Sempre procura o lance vertical, em busca do gol. Rápido, inteligente, imprevisível e muito habilidoso. Além disso, um finalizador nato. De dentro ou fora da área, de perna direito ou esquerda. Já viu alguém fazer tantos gols de cobertura com tanta facilidade? Duvido. O defeito? Se é que possamos chamar assim, ele tem dois. Não bate faltas e cabeceia tão bem como realiza os outros fundamentos. Os argumentos contra Messi são bem conhecidos. Não joga bem na seleção argentina, e isso serve para mostrar que ele só é o que é por causa do espetacular time do Barça, onde tem a companhia de Iniesta, Xavi, Fábregas, entre outros.

Não sou favorável a essas explicações. No clube ele vive o dia a dia, treina, convive, joga. Na seleção, é chegar e jogar, e isso faz muita diferença. O Neymar é tão espetacular na seleção quanto é no Santos? Não. Disso nenhum brasileiro se lembra na hora de criticar o craque argentino. Em relação ao Barça, por que não pensar que ele, além da nova filosofia estabelecida pelo clube e por Guardiola, é quem faz os outros jogadores crescerem e não o inverso? Afinal, Xavi e Iniesta jogaram com Ronaldinho no auge da carreira e não eram tão badalados à época. Messi é espetacular, um monstro. É claro que o momento barcelonista ajuda, mas não é o fator preponderante. Esse fator é o próprio Messi.

Cristiano Ronaldo tem a fama de marketeiro. Atrai os holofotes tanto dentro quanto fora de campo. Mas falar que o futebol do português é marketing, só pode ser piada. Tão espetacular quanto Messi, mais espetaculoso. CR7 chama atenção. Faz caretas, olha para a câmera, desfila com roupas extravagantes, namora uma modelo, e sempre aparece com algum possante de dar inveja a todos nós. Dentro de campo é completo. Dribla, passa, corre, bate faltas e penaltis, cabeceia, conclui, tudo com a mesma maestria. Ouso dizer que Cristiano é mais completo que Messi.

Vale lembrar que o portugês, diferentemente do argentino, começou a carreira em um clube infinitamente menor que o Barcelona. Antes de se transferir para o Manchester United, Cristiano jogava pelo Sporting, de Portugal. E lógico que isso fez diferença na hora do seu desenvolvimento como jogador. Mas, aos 27 anos, não deve mais nada a ninguém. Muito pelo contrário.

A impressão que tenho, é que há uma pequena diferença de tratamento por parte da própria mídia. Quando Messi faz, é sempre grandioso, imenso, de outro planeta. Quando Cristiano faz, parece que outros jogadores também fariam. Não é bem assim. 48 jogos e 54 gols na temporada mostram a eficiência e o futebol assustador que joga o craque do Real Madrid.

No fim, acho que o fato do Barcelona ganhar mais títulos na atualidade e ser o maior clube do mundo, é o que faz a diferença. Se este clube fosse o Real Madrid, talvez Cristiano estivesse no lugar de Messi. Muitos vão discordar, muitos vão concordar. Na hora de falar de gênios, as opiniões ficam mesmo divididas.

Há quem diga que Messi é de outro planeta. Então, se eu ganho no par ou ímpar, escolho Cristiano Ronaldo.

Afinal, jogamos bola no planeta Terra mesmo.

4 comentários:

  1. Adorei a narrativa. Mesmo sendo um fracasso para o futebol ( jogado e comentado )
    Fica aqui meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tava pensando exatamente isso outro dia!!!

    Acho que dependeria do meu time, se tivesse bons jogadores comigo escolheria o Messi, mas se o time tivesse um caco ficava atrás na retranca e deixava o Cristiano resolver tudo sozinho lá na frente...hehehe

    O problema é que eles seriam os primeiros a serem escolhidos com certeza, então não daria pra você saber o resto do time ainda. Então acho que escolheria o Messi se fosse pelada, pelo jogo de equipe, e o Cristiano se fosse campeonato, porque ele não depende de ninguém pra decidir.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  3. Perfeito cara, Ronaldo é tão brilhante quanto o Messi, mas é mais completo... Vc é minha versão flamenguista ! hahaha

    Saudações Vascaínas

    ResponderExcluir
  4. O CR7 fica devendo quando é Real x Barça, Messi joga da mesma maneira que joga com outros time, já o CR7 nem tanto, prova disso o goleiro que mais sofre com o Messi é o Casillas.

    te dando uma moral no seu blog .. rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...