terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Família Scolari - Parte II


Eis que temos a primeira versão da nova Família Scolari. Como toda lista de convocação, há os questionamentos, os elogios, o famoso "chamou fulano mas deixou sicrano de fora? Que absurdo!" entre outras demonstrações de contento ou pesar. Lembrando que a mudança de técnico também implica mudança de filosofia, conceitos, variação tática e, claro, jogadores. Afinal, cada um de nós tem as suas preferências e não poderia ser diferente com os técnicos. Sem enrolação, vamos aos nomes e o que penso sobre cada um deles fazer parte dos convocados para o amistoso contra a Inglaterra, dia 6 de fevereiro, em Wembley.

Goleiros

Diego Alves (Valencia) - Sempre gostei dele e continuo gostando. Precisa ter mais chances como titular. Pela idade, 27 anos, pode ser dono da vaga na Copa de 2018. Até lá, pegar experiência na Seleção é importante.

Julio Cesar (QPR) - Depois de um tempo no banco, voltou a figurar entre os titulares do clube inglês. O momento de Jefferson e Diego Cavalieri é melhor? Sim, mas vale lembrar que goleiro é posição de confiança e Felipão gosta muita de Julio Cesar. Em tempo: não é o caso agora, mas estando em forma, Julio Cesar é superior a todos os goleiros brasileiros.

Laterais

Adriano (Barcelona) - Reserva de Marcelo. Como o lateral do Real Madrid está machucado, nada mais natural do que ele continuar na lista. Nenhuma surpresa.

Daniel Alves (Barcelona) - Com o esquema do Barça nem sempre faz, efetivamente, a função de lateral. Mas o Brasil carece de jogadores tanto para o lado direito quanto esquerdo da defesa. Assim, é o nome mais indicado.

Filipi Luís (Atlético de Madrid) - Vem se destacando no futebol espanhol há um tempo. Adriano é o reserva imediato mas não é absoluto. Vale o teste.

Zagueiros

Dante (Bayern de Munique) - Confesso que não conheço. Mas as primeiras informações que obtive são positivas. Zagueiro de 28 anos, titular, foi escolhido o melhor da posição no Campeonato Alemão. Quer saber mais sobre o cabeludo Dante? Acesse o post do Pedro Venancio no Blog da Trivela clicando aqui.

David Luiz (Chelsea) - Natural estar na lista. Continua bem no Chelsea e ainda é novo, tem muito para evoluir.

Leandro Castán (Roma) - Saiu bem do Corinthians e segue bem na Roma, apesar de jogar muitas vezes improvisado na lateral-esquerda. Bom nome.

Miranda (Atlético de Madrid) - Titular do clube espanhol que no momento é o 2° colocado no campeonato nacional, atrás apenas do Barcelona. Isso não credencia ninguém, mas é um bom começo. Miranda é bom zagueiro mas não é midiático, fazendo com que muita gente não se lembre dele. Ótima novidade.

OBS: Thiago Silva, titular absoluto, está machucado.

Volantes

Arouca (Santos) - Já esteve em melhores fases, mas não chega a ser um nome contestável.

Hernanes (Lazio) - Vive seu melhor momento no clube italiano, sendo um dos líderes do time. Bola dentro de Felipão.

Paulinho (Corinthians) - Melhor volante brasileiro na atualidade. E isso basta.

Ramires (Chelsea) - Não pode ficar fora.

Meias

Oscar (Chelsea) - Por questões táticas, nem sempre é titular no clube inglês mas, sem dúvida, é o melhor jogador que temos na posição hoje, mesmo sendo um garoto.

Ronaldinho (Atlético Mineiro) - Se jogar como o meia-atacante do Galo, merece a vaga. Agora, se for o Ronaldinho desinteressado e displicente de Flamengo e Seleção Brasileira, não precisa ser chamado na próxima.

Atacantes

Fred (Fluminense) - Gastou a bola no Brasileirão 2012. Um dos melhores centroavantes do Brasil. Precisa corresponder na Seleção.

Hulk (Zenit) - Foi comprado pelo clube russo por pouco mais de 60 milhões de euros (!) e ainda não justificou o alto valor. Entrou em rota de colisão com o técnico da equipe e falou até em sair do clube. No lugar dele, eu convocaria Kaká, tendo, assim, mais uma opção para o meio.

Lucas (PSG) - Jovem, excelente jogador e muito para contribuir. Assim como nas convocações anteriores, merece.

Luis Fabiano (São Paulo) - Sabe fazer gols e foi muito importante na Era Dunga. Com a cabeça no lugar, pode contribuir bastante.

Neymar (Santos) - O nome já fala por si.

Comentários finais

Como colocado acima, gostaria de ver Kaká no lugar de Hulk, até pelo que ele apresentou nas últimas convocações de Mano Menezes. Tirando isso, não vejo muito o que questionar. Talvez a convocação de Julio Cesar mas, como disse, goleiro é posição de confiança, cada treinador tem o seu. No mais, acho que é uma convocação correta e coerente com o estilo de Felipão. São jogadores que ele conhece e confia e, apesar do envelhecimento do grupo, pode dar liga.

Lembrando também que essa é apenas a primeira convocação. Alguns vão sair e outros vão entrar até que se chegue no grupo considerado ideal pelo treinador. Fato mesmo é que, ao menos esse ano, os testes pelos quais a Seleção irá passar são duros. Além da Copa das Confederações, amistosos contra grandes equipes, como Itália, Argentina, Alemanha entre outras estão no calendário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...